guia-do-veterinario-logo
5 Dicas para hackear sua carreira na medicina veterinária
Autor: Vinicius Molter

5 Dicas para hackear sua carreira na medicina veterinária

Temos falado aqui no blog que a Medicina Veterinária está em constante crescimento e evolução, mas mesmo em expansão, já existem áreas da medicina veterinária que estão bastante saturadas, como por exemplo a clínica médica de pequenos animais. Por isso, se você quer construir uma carreira de sucesso na Medicina Veterinária é importante seguir alguns passos que o destaquem como profissional.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 dicas para você hackear a sua carreira em medicina veterinária.

Boa leitura!

Escolha da faculdade

De acordo com o MEC, existem mais de 200 instituições que disponibilizam a graduação em Medicina Veterinária. Por isso, antes de iniciar os seus estudos é importante ficar atento à qualidade do ensino.

Para elevar e manter o bom nível técnico dos médicos veterinários, o CRMV criou o Exame de Certificação para os formandos em Medicina Veterinária. Para poder exercer a profissão e registrar-se no Conselho é obrigatória a aprovação nesse exame.

Assim sendo, se você deseja cursar Medicina Veterinária, pesquise bastante sobre as opções de faculdade que você tem disponível. No site do MEC (Ministério da Educação e Cultura) é possível ver as notas dos cursos de todas as instituições de ensino do país.

Verifique a grade curricular da faculdade em que você pretende entrar e converse com alunos e ex-alunos. Dessa maneira, você terá a certeza de que fará uma graduação de qualidade.

Escolha da área de atuação

Já vimos aqui no blog que a carreira do médico veterinário é bastante abrangente e engloba inúmeras áreas de atuação. Todas elas possuem características próprias e demandam diferentes especializações e competências.

Para construir uma carreira de sucesso é essencial conhecer as principais áreas de atuação e escolher aquela mais adequada ao seu perfil. Se quiser saber mais sobre as principais áreas de atuação da Medicina Veterinária, aqui no blog temos um ótimo post falando disso.

Já nos primeiros semestres da faculdade você será capaz de descobrir quais são as disciplinas com as quais você se identifica. Outro fator importante e que vai promover seu primeiro contato com o mercado de trabalho, é o estágio, onde você terá chances de conhecer diversas rotinas de trabalho e se identificar com elas.

Networking

Conhecer pessoas e colegas que atuam na mesma área é essencial para consolidar a carreira como médico veterinário. Uma ampla rede de contatos promove uma grande troca de conhecimentos e experiências e pode lhe render indicações excelentes de emprego ou clientes.

Deste modo, fazer estágios, visitar empresas do setor, estabelecer um bom relacionamento com professores e futuros colegas de profissão pode trazer muitos benefícios no futuro e lhe ajudar em novas conquistas.

Habilidades profissionais

A profissão do médico veterinário vai muito além do amor pelos animais, como já referimos aqui no blog. Claro que isso é importante, mas diversas outras habilidades terão de ser desenvolvidas e aperfeiçoadas para construir uma carreira de sucesso na Medicina Veterinária.

Em primeiro lugar, você deve desenvolver a sua capacidade de se relacionar com pessoas. É essencial criar uma boa relação com os tutores dos seus pacientes. Dessa forma, ele vão confiar mais em você e podem até indicar os seus serviços a outros donos de animais.

O equilíbrio emocional também é um aspecto importante a ser desenvolvido. Afinal, a rotina do médico não passa só por aplicar vacinas. Às vezes você vai atender casos mais graves e ter que recorrer a procedimentos mais complexos. Além desses aspectos pessoais, você não pode perder a oportunidade de trabalhar habilidades profissionais com novas técnicas e conhecimentos. Isso é que vai garantir o seu reconhecimento.

Educação continuada

Aqui no blog, já mencionamos a importância da educação continuada, com o mercado saturado em algumas áreas, quem investe em conhecimento e se mantém sempre atualizado, está alguns passos à frente na hora de se consolidar como um bom profissional.

Cursos de atualização, pós-graduação, especializações, MBAs, participações em congressos, eventos e palestras, assinatura de revistas científicas e leitura de livros recém-publicados na área contribuem bastante para a formação e atualização do médico veterinário. A realidade dessa profissão, nesse quesito, é em como muitas outras: se consagra e conquista as melhores vagas aquele que tem um currículo totalmente atualizado.
Agora que você já conhece as principais dicas para hackear a sua carreira na medicina veterinária clique aqui, conheça os cursos livres e de atualização do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...