guia-do-veterinario-logo
5 motivos para um Médico Veterinário recém-formado investir em cursos de atualização
Autor: Vinicius Molter

5 motivos para um Médico Veterinário recém-formado investir em cursos de atualização

Falamos muito aqui no blog que o mercado de trabalho na área da Medicina Veterinária está cada vez mais dinâmico, exigente e instável. Nesse cenário, para manter a empregabilidade e conquistar novas chances de crescimento, é essencial desenvolver um planejamento de carreira sólido. Para isso, é necessário investir em atualização profissional de forma a promover um aprendizado contínuo e garantir conhecimentos técnicos, administrativos e gerenciais, essenciais para uma carreira de sucesso.

Então se você quer se destacar no mercado de trabalho e apresentar diferenciais no seu currículo, a solução passa por investir em formação continuada.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 motivos para você investir em cursos de atualização.

Boa leitura!

Aprendizado

As rápidas mudanças na tecnologia e na conectividade tem provocado transformações nos hábitos de consumo da sociedade e no modo como exercemos as nossas profissões. Para o profissional da Medicina Veterinária não é diferente, essas mudanças acabam dando origem a outros nichos, demandas e até mesmo áreas de atuação. Assim, a atualização profissional, atualmente, é mais do que uma opção e passou a ser uma obrigação para quem não quer ver seus conhecimentos estagnados ou obsoletos.  

Os estudos garantem uma imensa vantagem competitiva e inúmeros benefícios, como a especialização, a ampliação da rede de contatos e uma possibilidade de remuneração acima da média. Afinal de contas, os conhecimentos adquiridos com esse esforço tem como consequência um desempenho diferenciado, que garante mais destaque ao profissional e abre novas oportunidades.

Um profissional capacitado geralmente consegue encontrar soluções inovadoras. Assim, seja contribuindo para a redução de custos, a otimização de processos, a racionalização dos recursos, o aumento do volume de vendas ou a satisfação e a fidelização dos clientes, ideias atualizadas tendem a gerar melhores efeitos.Por esse motivo, os cursos de atualização devem integrar o seu planejamento de carreira.

Paralelamente aos cursos de atualização, é preciso ler, pesquisar, ativar o networking e participar de eventos. Aliás, aqui no blog temos um excelente artigo com algumas dicas para ajudar você a alavancar a sua carreira.

A atualização profissional é indispensável tanto para quem precisa manter seu emprego, como para quem está correndo atrás de uma recolocação, uma promoção ou até mesmo uma transição para outra área. Assim, podemos afirmar que a educação contínua precisa ser uma preocupação tanto para jovens recém-formados como para os mais experientes, independentemente do momento de suas carreiras.

Diferencial

Em tempos de crise, quase todos os setores da economia reduzem despesas e fazem cortes em suas folhas de pagamento. Portanto, o conhecimento passa a ser um diferencial importante para a permanência na empresa ou uma eventual contratação ao fim de um processo seletivo.

A atualização profissional oferece conhecimentos e habilidades específicas, mas também evidencia características pessoais importantes voltadas especialmente para o senso de organização e disciplina do profissional. É através da qualificação profissional que você poderá exercer novas funções ou até conquistar um aumento salarial, levando em consideração que as políticas de remuneração da maioria das empresas valorizam a experiência e a formação.

Experiência prática

Todo o conhecimento adquirido só tem valor se for efetivamente empregado para gerar resultados, ou seja, é essencial saber aplicar teorias e métodos de forma prática e eficiente.

Além disso, outros aprendizados também são extremamente valiosos, principalmente, aqueles que envolvem o desenvolvimento de competências comportamentais, tais como o equilíbrio emocional, a resiliência, a humildade, a empatia e o poder de persuasão. Tais aprendizados são adquiridos através da experiência e do convívio diário com a profissão.

Networking

Além de fornecerem o conhecimento necessário para lidar com questões práticas da profissão, os cursos de atualização promovem o contato com novas tecnologias, técnicas, materiais e networking entre colegas de profissão.

O networking é um dos principais fatores para a construção de uma carreira de sucesso na Medicina Veterinária. É muito importante que você procure ter um bom relacionamento pelas oportunidades que passar, buscando contato com profissionais que sejam referência na sua área de atuação, assim como marcar presença em grupos e eventos sociais relacionados com a área pretendida, como feiras, congressos e fóruns.

Carreira

Um plano de carreira funciona como um guia para direcionar ações e decisões, evitando distrações e tirando o profissional da sua zona de conforto.

Ao estabelecer metas e prazos para alcançá-las, você passará a agir com mais confiança e determinação. Para isso, no entanto, é preciso levar em consideração as próprias vocações, ambições, preferências e deficiências. Assim fica mais fácil reconhecer quais habilidades devem ser melhor trabalhadas.

Na prática, muitas empresas já contam com um plano de carreira corporativo para indicar o caminho a ser seguido por quem pretende conquistar novas oportunidades internas, incluindo aí as aptidões e vivências exigidas para cada posição. Normalmente, esse modelo faz parte das estratégias destinadas à atração e à retenção de talentos, à identificação e à preparação de novas lideranças e aos programas de treinamento.

No entanto, a gestão de carreira não cabe somente ao empregador. É preciso que o profissional assuma o protagonismo de sua vida, fazendo autoavaliações que garantam uma visão mais realista sobre seu potencial, suas qualidades e limitações.

Com base em todas essas informações, você será capaz de elaborar um plano consistente, que contemple cronogramas, ações e objetivos a serem atingidos. Entretanto, também é importante frisar que o plano de carreira deve ser revisado periodicamente, incluindo novas iniciativas e eventualmente ajustando metas e prazos.

Essa revisão é necessária porque há muitas variáveis envolvidas, por exemplo, podem surgir convites e propostas inesperadas, assim como mudanças no cenário econômico ou político que impactem o mercado. Todas essas circunstâncias devem ser analisadas, de modo a garantir que o plano continue adequado.

Esse momento de confirmação e reformulação é fundamental para identificar falhas, eliminar pendências, corrigir desvios, redirecionar os esforços e aproveitar novas oportunidades. Com um plano de carreira estruturado e suportado pela atualização profissional constante, superar os desafios e alcançar o sucesso serão consequências naturais.

Agora que você já conhece 5 motivos para investir em cursos de atualização na Medicina Veterinária, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...