guia-do-veterinario-logo
A importância da educação continuada na medicina veterinária
Autor: Vinicius Molter

A importância da educação continuada na medicina veterinária

O conceito de educação continuada é relativamente recente. Primeiramente, surgiu dentro das ciências biológicas, especialmente entre os cursos da área de saúde, que estão em constante renovação e novas descobertas científicas e novos métodos podem ser decisivos para o diagnóstico e/ou tratamento de doenças.

Levando em consideração a quantidade de transformações tecnológicas e científicas que ocorreram durante o último século, assim como elas mudaram o nosso dia a dia e a nossa relação com o mundo, a ideia de educação continuada está totalmente relacionada ao sucesso da sua carreira, sendo praticamente uma exigência do mercado.

A necessidade da educação continuada na Medicina Veterinária

Existe um crescimento enorme na oferta de cursos de formação continuada em diversos tipos: workshops, palestras, congressos, encontros de classe, cursos de curto ou médio prazo, cursos de especialização e de atualização, presenciais ou à distância.

Toda a forma de conhecimento que um profissional da medicina veterinária pode buscar, de modo a potencializar e atualizar as suas habilidades profissionais,assim como a forma que exerce a sua profissão, pode ser considerado como educação continuada. O médico veterinário está alinhado com seu mercado sempre que está em contato com a rotina diária da sua função; está em contato com a tecnologia do campo em que atua; consome informações sobre seu mercado, através de sites de notícias, redes sociais e qualquer outro canal especializado ou não; e além disso tudo ainda opta por cursos extracurriculares que lhe deixem ainda mais inteirado sobre as novidades científicas, mudanças de protocolos, legislações, técnicas, tecnologias e qualquer outra realidade da profissão.

Os cursos voltados para o desenvolvimento, aprendizado de habilidades e conhecimentos específicos ajudam a alavancar carreiras devido à sua aplicabilidade prática, principalmente se o fizer junto com um rotina profissional ativa. Outro lado positivo de frequentar cursos de especialização ou atualização é a possibilidade de conhecer outros profissionais da área e aumentar seu networking, que como já dissemos aqui no blog, é um dos fatores essenciais para subir mais alguns degraus em sua carreira como médico veterinário.

Objetivos da educação continuada na Medicina Veterinária

A escola forma o aluno para a sociedade, por isso é necessário que eles estejam atualizados com relação às aceleradas mudanças que a sociedade sofre. Por esse motivo, a formação continuada para quem atua na área da medicina veterinária, é praticamente uma exigência para que possa cumprir da melhor maneira não apenas seu papel profissional mas também social.

O conhecimento nunca se esgota e a velocidade com que a informação se espalha pelo mundo atualmente nos direciona a estar em constante evolução profissional. Tudo o que foi alertando neste blogpost se aplica, para as mais diversas áreas que você possa estar atuando ou queira atuar, como centros de pesquisa, indústria de produtos para animais ou de origem animal, conservação de espécies, perícia técnica, produção e sanidade animal, saúde pública veterinária, tecnologia de produção animal, entre outras. Trace um caminho que lhe faça feliz, estude bastante, e faça a diferença no mercado!

Agora que você já sabe a importância da educação continuada clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.



Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...