guia-do-veterinario-logo
A importância da Medicina Veterinária na Saúde Pública
Autor: Vinicius Molter

A importância da Medicina Veterinária na Saúde Pública

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde pública trata sobre o completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Assim sendo, a saúde de uma população depende de diversos fatores e, não se restringe apenas à presença ou ausência de doenças. A qualidade de vida da comunidade depende, diretamente, da convivência harmônica das pessoas com o local onde vivem e com a fauna que ali habita.

A Medicina Veterinária é reconhecida por promover e preservar a saúde dos animais. Mas, além disso, o bem-estar físico e mental do homem também é um dos objetivos da atuação do médico veterinário.

Pensando nisso, elaboramos este post para falar sobre a importância da Medicina Veterinária na Saúde Pública.

Boa leitura!

Médico Veterinário na Saúde Pública

Como já dissemos aqui no blog, a Medicina Veterinária tem um amplo leque de áreas de atuação. Uma dessas áreas é a saúde pública.

Na área da saúde pública, o veterinário será responsável por toda a parte da fiscalização, em qualquer indústria que produza, utilize ou processe alimentos de origem animal, como por exemplo, frigoríficos e supermercados.

O médico veterinário é também responsável pelo controle de medicamentos na área, e por estudos e pesquisas para tratamento e erradicação de doenças causadas por animais, como dengue, doença de chagas, raiva, e muitas outras.

A Medicina Veterinária além dos animais

A Medicina Veterinária como ciência, tem avançado consideravelmente e, atualmente, vai muito além do estudo dos animais em si,  também se dedica à produção de vacinas, inspeção de alimentos, conservação de espécies através do estudo genético, vigilância sanitária, dentre outros.

Através do estudo das ciências básicas, comuns a diferentes áreas da saúde, o médico veterinário está qualificado para desempenhar funções nos serviços de epidemiologia, controle de produtos biológicos e medicamentos. Da mesma maneira, o veterinário da área da saúde pública também está habilitado a trabalhar na área da ecologia atuando em programa de controle ambiental, saneamento e, na preservação e controle da fauna.

Além disso, o médico veterinário, por seus conhecimentos básicos e aplicados, também está preparado para desempenhar funções de caráter geral na administração dos diferentes setores de Saúde Pública.

A importância do Médico Veterinário na Saúde Pública

Como podemos ver, a Medicina Veterinária está presente até em pequenos detalhes nos quais a maioria das pessoas não percebem. Atualmente, a legislação, na maioria dos países desenvolvidos, obriga que médicos veterinários atuem em diversas áreas que impactam diretamente a saúde pública, como, por exemplo, em supermercados e em todas as indústria que envolvam produtos de origem animal.

Além disso, a prevenção de zoonoses e a erradicação de doenças contagiosas também demanda a presença de um profissional da Medicina Veterinária.

Para resumir, podemos dizer que por trás de tudo que temos à nossa volta, em algum momento, passou por um profissional da Medicina Veterinária. Desde à comida que comemos até às roupas que vestimos ou remédios que tomamos.

Na sociedade moderna, o profissional da Medicina Veterinária é fundamental para uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e com a fauna.

Agora que você já conhece a importância da Medicina Veterinária na Saúde Pública, clique aqui, conheça os cursos livres e de atualização do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...