guia-do-veterinario-logo
Animais de grande porte. Onde encontrar o melhor curso de medicina veterinária?
Autor: Vinicius Molter

Animais de grande porte. Onde encontrar o melhor curso de medicina veterinária?

A imagem que vem à mente da maioria das pessoas ao imaginar o profissional formado em Medicina Veterinária é aquela da clínica que atende animais domésticos, como cães e gatos, nas emergências e enfermidades do dia a dia. Essa imagem, é bastante compreensível, uma vez que as pessoas que vivem nas cidades têm pouco contato com o meio rural, onde estão muitas das oportunidades e desafios reservados aos zootecnistas e médicos veterinários, especialmente no que diz respeito à criação e ao tratamento dos animais de grande porte.

A Medicina veterinária tem uma área de atuação bem abrangente, como já mencionamos neste post e muito além das clínicas urbanas que atendem principalmente animais de pequeno porte, os médicos veterinários também atuam em zonas rurais com animais de grande porte. Eles trabalham em fazendas que têm os animais como fonte de produção, a exemplo da pecuária e seus grandes rebanhos.

Desta forma, ao optar por ser um médico veterinário que atue com animais de grande porte, é essencial que você complemente os conhecimentos adquiridos durante a graduação com cursos de atualização voltados para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba onde encontrar o melhor curso de medicina veterinária para animais de grande porte e alavancar a sua carreira.

Boa leitura!

O curso

Atualmente, o Brasil é recordista mundial em escolas que oferecem o curso de especialização para animais de grande porte. Ao todo, são 190 instituições que formam cinco mil novos profissionais todos os anos.

Esses cursos contam com matérias de ciências biológicas, que destrincham cada ponto do corpo animal, analisado a fundo para compreender as necessidades de cada espécie. Matérias como Bioquímica, fisiologia e microbiologia estão entre os assuntos básicos da grade.

O curso oferece a oportunidade aos alunos de vivenciarem o dia a dia da fazenda, acompanhar e praticar a rotina do veterinário de campo. Essa experiência prática vai agregar muito valor ao seu currículo e é essencial para o exercício da profissão, principalmente para aqueles que vivem em centros urbanos e não tiveram grandes oportunidades de convívio com animais de grande porte.

Área de atuação

Na área rural, os veterinários são requisitados para avaliações diárias ou periódicas de rebanhos bovinos, caprinos, suínos, peixes e aves, além de tratar surtos em cadeias produtivas que envolvem animais, como por exemplo as colméias meleiras.

A grande gama de áreas a serem escolhidas envolve o meio ambiente e a preservação de espécies; tecnologias de produção animal, que usam a pesquisa na genética para reduzir enfermidades; e indústria alimentícia, que fiscaliza a qualidade dos produtos de origem animal.

Mercado de trabalho

Como já referimos aqui no blog, o Agronegócio é o setor que mais cresce e por consequência o setor que mais emprega no Brasil.  No entanto, existe uma grande procura dos estudantes por clínicas veterinárias urbanas, assim sendo, o número de profissionais voltados para o agronegócio é menor, o que garante empregabilidade alta. O mercado é carente por mão de obra especializada da área da medicina veterinária.

O profissional que atua nessa área tem como principal tarefa garantir uma maior produtividade e qualidade na criação e manutenção de rebanhos. Chamado de “veterinário de campo”, as habilidades deste profissional são mais requisitadas no Sul do país, onde estão concentradas as maiores fazendas do setor de produção animal no Brasil.

Os cursos mais procurados

Cirurgia de Grandes Animais

O curso de Cirurgias em Grandes Animais têm como objetivo capacitar e atualizar profissionais para a realização das principais práticas cirúrgicas consideradas de rotina no trabalho do profissional de campo. A empregabilidade no setor do Agronegócio é a maior dentro das possibilidades de atuação na Medicina Veterinária, por esse motivo, o curso de Cirurgia em Grandes Animais pode agregar muito valor ao seu currículo profissional.

Clínica de Grandes Animais

O curso de Clínica de Grandes Animais, tem como objetivo o aperfeiçoamento prático das principais técnicas de diagnóstico e tratamento das enfermidades que acometem comumente os ruminantes, através de visitas técnicas em propriedades de produção. É ideal para quem deseja atuar no setor do Agronegócio, atendendo animais de grande porte.

Agora que você já sabe onde encontrar o melhor cursos de especialização para animais de grande porte, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...