guia-do-veterinario-logo
Cardiologia de pequenos animais: conheça a especialização veterinária que mais cresce no país
Autor: Vinicius Molter

Cardiologia de pequenos animais: conheça a especialização veterinária que mais cresce no país

O curso de especialização em Cardiologia de pequenos animais oferece ao profissional da Medicina Veterinária e aos estudantes que pretendem se aprofundar na área, uma melhor conduta profissional e conhecimentos que fazem toda a diferença na vivência clínica nesta especialidade frequente e desafiadora na rotina da clínica veterinária.

A área exige profissionais capacitados, atualizados, capazes de agir rapidamente e com base técnica suficiente para todas as esferas da especialidade, desde o reconhecimento das enfermidades cardíacas nos pequenos animais, até o diagnóstico e tratamento, inclusive de situações cardíacas emergenciais.

A Cardiologia Veterinária é uma especialidade dentro das várias áreas de atuação do Médico Veterinário, para conhecer as principais área de atuação do profissional da Medicina Veterinária, aqui no blog temos um post falando sobre isso.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você conheça o Curso de Especialização em Cardiologia de Pequenos Animais.

Boa leitura!

A atuação do cardiologista veterinário

Os especialistas em Cardiologia de Pequenos Animais são capazes de avaliar cães e gatos de maneira totalmente direcionada para a investigação de possíveis problemas cardíacos.

As doenças cardíacas são muito comuns em pequenos animais. Isso acontece por diversos motivos como, por exemplo: o aumento da expectativa de vida, doenças congênitas ou adquiridas. No entanto, quando essas doenças são diagnosticadas corretamente e tratadas a tempo, é possível garantir a qualidade de vida do animal.

A especialidade da cardiologia veterinária conta com diferentes áreas específicas. Os Médicos Veterinários que desejam atuar nessa especialidade, podem escolher áreas ainda mais específicas dentro do ramo, como: clínica, pesquisa, cirurgia ou diagnóstico.

Para oferecer um atendimento qualificado e eficaz aos cães e gatos que estejam com alguma complicação cardíaca, os cardiologistas veterinários contam com equipes completas, com especialistas em todas as “subcategorias” da área de atuação.

A equipe de cardiologia veterinária é capaz de identificar de maneira precoce uma série de possíveis disfunções cardíacas e, assim, iniciar tratamentos preventivos para os animais, podendo minimizar ou, até mesmo, retardar o desenvolvimento de uma cardiopatia.

A cardiologia veterinária tem crescido nos últimos anos e, atualmente, já conta com a SBCV (Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária), instituição responsável por difundir e dar suporte aos mais diversos estudos, pesquisas e investigações relacionadas à doenças cardíacas em animais.

Principais exames da Cardiologia Veterinária

Existe uma série de exames que ajudam na definição de diagnósticos e dos tratamentos mais adequados relacionados à cardiologia veterinária. Em muitos casos, esses exames também servem como uma base para a verificação da saúde de cães e gatos durante o período pré-operatório, garantindo a integridade física do animal em anestesias, procedimentos cirúrgicos e demais procedimentos clínicos.

Os principais exames da cardiologia veterinária são:

Eletrocardiograma

Através do Eletrocardiograma (ECG) é possível identificar a existência de disfunções no ritmo dos batimentos cardíacos do animal, conhecidas como arritmias e é usado para investigar e prevenir riscos de morte súbita do animal.

Esse exame também é muito utilizado em situações pré-operatórias, por ser uma excelente ferramenta para as avaliações feitas antes das anestesias. Através desse exame, é possível definir o protocolo anestésico mais adequado.

Ecocardiograma

O ecocardiograma permite que sejam avaliadas as estruturas cardíacas do animal, o tamanho do coração, seu fluxo sanguíneo, a força com que ele contrai e possíveis lesões  nas valvas cardíacas. O ecocardiograma é um dos exames mais eficientes para o diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao coração de animais.

Este exame é requisitado em casos de animais com sinais de letargia, tosse persistente, pulso fraco e intolerância a atividades físicas. Além disso, ele é indicado no controle de cardiopatias já existentes, a fim de auxiliar no ajuste do tratamento que já vem sendo feito.

Ecodopplercardiograma

O ecodopplercardiograma é um tipo de ecocardiograma mais detalhado. Ele permite a visualização e investigação das mesmas porções analisadas pelo ecocardiograma, mas destaca principalmente o fluxo sanguíneo cardíaco, sua velocidade e direção.

Holter

O Holter é um pequeno aparelho que é fixado por 24 horas no corpo do animal, que monitora os batimentos e alterações cardíacas de maneira ininterrupta. O aparelho gera um relatório das atividades cardíacas do animal durante o tempo em que ele realiza suas atividades normais em seu habitat.

Mensuração de Pressão Arterial

O procedimento da medição de pressão arterial nos animais é, basicamente, o mesmo que o realizado em seres humanos e, juntamente com os sinais clínicos que o animal esteja apresentando, podem servir como indícios de cardiopatias ou outras patologias ligadas a doenças renais e à hipertensão.

O curso de especialização em Cardiologia de Pequenos Animais

O curso de especialização em Cardiologia de Pequenos Animais oferece aos alunos a oportunidade de aprender as principais patologias da rotina da cardiologia de pequenos animais.

O curso traz informações atualizadas de diagnóstico e tratamento das principais patologias cardíacas de cães e gatos. O conteúdo programático consiste no seguinte:

Agora que você já conhece o curso de especialização em Cardiologia de Pequenos Animais, clique aqui e conheça melhor esta e outras opções do CDMV.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...