guia-do-veterinario-logo
Carreira em medicina veterinária: saiba como complementar seu conhecimento prático fora da faculdade
Autor: Vinicius Molter

Carreira em medicina veterinária: saiba como complementar seu conhecimento prático fora da faculdade

Sempre evidenciamos aqui no blog que a carreira em medicina veterinária é uma das mais promissoras, e está em constante expansão e crescimento. Por esse motivo, o mercado de trabalho fica cada vez mais competitivo e para que você possa se destacar como profissional, é essencial possuir alguns diferenciais. Assim sendo, você precisa estar atento às novas tendências e inovações na sua área de atuação e estar preparado para as aceleradas mudanças do mercado.

Nesse sentido, a atualização profissional deve fazer parte do seu planejamento de carreira, para que você possa garantir uma maior empregabilidade, atingir os seus objetivos profissionais e alavancar a sua carreira.

Para continuar investindo no seu próprio conhecimento, na sua carreira e aumentar a suas chances de empregabilidade e networking, o mercado apresenta duas opções: pós-graduação ou atualização.

Este post vai ajudar você a entender como poderá complementar o seu conhecimento prático fora da faculdade.

Boa leitura!

Complementando os seus conhecimentos fora da faculdade
Na faculdade você vai adquirir os conhecimentos básicos para exercer a profissão de médico veterinário. No entanto, devido a abrangência da profissão pode ser necessário completar o conhecimento teórico adquirido na faculdade com cursos de pós-graduação ou atualização.

Se você optar por fazer uma pós-graduação é importante levar em consideração que essa modalidade tem um perfil mais voltado para a construção e produção de conhecimento especializado e menos voltado para a parte prática. Têm a grade mais extensa – no máximo de 2 anos – e requer um planejamento maior para aderir a esta fase de estudos, conciliando com uma rotina profissional, se já houver.

Já os cursos de atualização propõem a complementação e a ampliação de conhecimentos teórico-práticos em áreas específicas da medicina veterinária, em grades específicas e mais curtas, para quem quer uma atualização mais direcionada, rápida, a fim de alcançar objetivos a curto prazo. Além de fornecerem o conhecimento necessário para lidar com questões práticas da profissão, eles promovem o contato com novas tecnologias, técnicas, materiais e networking entre colegas de profissão. Sua grade é flexível e pode ser combinada na rotina de um ainda estudante ou de um profissional já formado que queira otimizar seus conhecimentos já no mercado de trabalho. É um tipo de estudo complementar, que pode ajudar bastante em objetivos pontuais, como conseguir um estágio ou uma promoção no trabalho.

Sendo assim, ao fazer um curso de atualização você vai agregar valor ao seu serviço. Mas para escolher corretamente o melhor curso para o seu perfil é necessário que você analise bem quais são as competências desejadas na sua área de atuação e invista em desenvolver os seus conhecimentos na mesma. Aliás, aqui no blog, já escrevemos um artigo para ajudar você a escolher um curso de atualização.

O primeiro passo para escolher o curso ideal para a sua carreira é entender o seu perfil profissional. Se você é formado ou ainda está na faculdade, os cursos de atualização são uma excelente opção de qualificação a curto prazo. Mas caso você esteja planejando mudar de área de atuação, a melhor solução é optar por fazer um curso de atualização.

São cursos de menor investimento devido à sua curta duração, que permite aos interessados aprender de forma rápida e objetiva os conhecimentos necessários para encarar a rotina da profissão e atingir os seus objetivos. Então, se você deseja adquirir competências e conhecimentos direcionados para o mercado de trabalho, com uma formação mais focada na parte prática, a melhor opção será optar por fazer um curso na modalidade lato sensu, que são voltados para a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.

Os motivos para fazer um curso de atualização variam de pessoa para pessoa. Pode ser que você queira adquirir ou aperfeiçoar algum conhecimento técnico e tentar alcançar outro cargo, ou você pode querer mudar de área e precise adquirir conhecimentos novos. Por esse motivo, é muito importante que antes de escolher um curso de atualização, você faça um planejamento de carreira, definindo metas, objetivos e prazos. Quando o seu objetivo está bem definido, é possível mensurar os resultados, o que torna mais fácil a busca por cursos, instituições e modalidades de ensino.

Alguns cursos de atualização muito procurados e com uma alta demanda por profissionais especializados são:

Para resumir, podemos afirmar que tudo que enriquecer o seu currículo é válido para construir uma carreira de sucesso na área da Medicina Veterinária. Seja em um curso de especialização ou atualização, é preciso chegar a essa decisão com segurança e tranquilidade, sabendo dar um passo de cada vez, sem precipitações.

Agora que você já sabe como complementar os seus conhecimentos práticos na área da medicina veterinária, que tal saber mais sobre o mercado de trabalho? clique aqui também, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...