guia-do-veterinario-logo
Cirurgia de grande animais: conheça o curso de capacitação prática do CDMV
Autor: Vinicius Molter

Cirurgia de grande animais: conheça o curso de capacitação prática do CDMV

Normalmente as pessoas têm a ideia de que a profissão do médico veterinário se resume a atender animais domésticos, como cães e gatos. Isso se deve ao fato de que as pessoas que vivem nas cidades têm pouco contato com o meio rural, onde estão concentradas muitas oportunidades e desafios reservados aos zootecnistas e médicos veterinários, principalmente no que diz respeito à criação e ao tratamento de animais de grande porte.

Se você está pensando em seguir a carreira cuidando de grandes animais, saiba que a área de cirurgia é uma ótima opção. Pensando nisso, escrevemos um post especial sobre o curso de Cirurgia de Grande Animais do CDMV.

Boa leitura!

Medicina Veterinária para Grandes Animais

Não é a primeira vez que falamos aqui no blog que a Medicina Veterinária tem uma área de atuação bem abrangente e, além das clínicas urbanas que atendem principalmente animais de pequeno porte, os médicos veterinários também atuam em zonas rurais com animais de grande porte. Esses profissionais trabalham em fazendas que têm animais como fonte de produção, como por exemplo a pecuária e seus grandes rebanhos.

Assim sendo, se você optar por ser um médico veterinário de campo e atuar com animais de grande porte é muito importante que você complemente os conhecimentos adquiridos durante a faculdade com cursos de atualização voltados para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

O “veterinário de campo”, como também é conhecido, tem um papel fundamental para manter os animais em condições higiênicas e que haja detecção precoce, vigilância e tratamento de doenças. Eles são também responsáveis por dar informações e aconselhamentos sobre métodos para eliminar os riscos de contaminação nos alimentos.

Outra tarefa do médico veterinário de animais de grande porte é garantir o uso responsável de produtos biológicos, medicamentos e antibióticos na criação animal.

Uma das grandes oportunidades no campo está na especialização em cirurgia de animais de grande porte. Nesse caso, a sua rotina passará por realizar diversos procedimentos cirúrgicos. Por esse motivo, é muito importante que você se mantenha atualizado e preparado para qualquer desafio que se apresente.

O Veterinário Cirurgião

Como veterinário cirurgião de grandes animais você será responsável por realizar cirurgias como: descorna, enucleação, castração, laparotomia exploratória, rumenotomia, orquiectomia, correções de deslocamento de abomaso e cesariana.

Além disso, uma atividade rotineira na maioria das fazendas que se dedicam ao gado é a castração de bovinos. A castração é uma atividade simples mais que ainda provoca dúvidas sobre a interferência na produtividade e na qualidade dos animais.

A cirurgia de descorna cosmética é outro exemplo, ela possibilita a retirada de chifres para melhorar a estética do animal. Devido a problemas de fraturas muitas vezes é inevitável à retirada do chifre, mas quando se elimina um chifre doente é preciso retirar o outro para conservar a simetria.

Outra função bastante comum é a castração em campo, que é uma das técnicas mais realizadas por Médicos Veterinários, tanto por ser um procedimento simples, quanto pelo baixo custo. A Cesariana também é uma técnica cirúrgica bastante utilizada em partos distócicos que não são resolvidos pelas manobras obstétricas.

O Agronegócio, como já falamos aqui, é o setor que mais emprega no país. No entanto, são poucos os profissionais que se encontram atuando de forma bem sucedida em relação à demanda potencial do Brasil para estes procedimentos.

O aprendizado das cirurgias por meio de um treinamento teórico e com muita prática, de forma intensiva e bem orientada, permitirá ao profissional ampliar seus conhecimentos técnicos para a sua inserção em um mercado profissional restrito e de alta valorização.

Dito isto, se você se sente preparado para dar esse passo em direção à vida ao lado dos grandes animais, temos uma excelente opção de curso que vai te deixar em destaque no mercado.

O curso de Cirurgia de Grandes Animais do CDMV

Com duração de 3 dias, sendo um de aulas teóricas e dois de aulas práticas, o curso de Cirurgia de Grandes Animais oferece treinamento avançado em técnicas fundamentais como Descorna, Mochação, Castração, Rufião e Laparotomia.

O curso inclui:

-Transporte da sede CDMV Barra (Rio de Janeiro) até a sede CDMV Itaboraí (Rio de Janeiro);

-Hospedagem com quartos climatizados;

-Café da manhã.

Pré-requisito: Registro no CRMV ou estar cursando a partir do 3º ano da faculdade de Veterinária.


Agora que você já sabe como escolher o melhor curso de capacitação para cirurgia de grandes animais, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...