guia-do-veterinario-logo
Como conseguir o emprego dos sonhos na Medicina Veterinária?
Autor: Vinicius Molter

Como conseguir o emprego dos sonhos na Medicina Veterinária?

A profissão na área da Medicina Veterinária é bem abrangente e inclui uma variedade enorme de área de atuação, como podemos ver no site do CFMV.

No entanto, por ser uma área tão concorrida, conquistar uma vaga na Medicina Veterinária exige muita dedicação e qualificação. Desta forma, para você encontrar o emprego dos sonhos na Medicina Veterinária, é necessário estar atento a alguns fatores. Neste post, vamos apresentar alguns passos que podem te ajudar a traçar uma trajetória coerente com seus objetivos e conquistar ótimas oportunidades de emprego.

Boa leitura!

Rotina

A primeira coisa a fazer é organizar o seu tempo e o seu dia-a-dia. É essencial que você estabeleça um expediente diário como se você já estivesse trabalhando, afinal procurar trabalho é um trabalho. Divida o seu tempo para cada atividade: contatos, entrevistas, preparação de currículos e cartas. Estabeleça prazos e metas que ampliem as suas chances de sucesso em busca de um emprego.

Currículo

Elaborar um bom currículo é um dos principais requisitos para quem procura emprego. Para isso, faça uma lista de suas experiências até então e, em seguida, escolha as mais relevantes para o emprego pretendido. Algumas experiências são primordiais na construção de uma carreira, como estágios durante a graduação e cursos de extensão, atualização ou reciclagem. Aqui no blog, temos um artigo falando sobre como a educação continuada pode ajudar a alavancar a sua carreira na Medicina Veterinária.


Sabemos que traçar uma trajetória não é bem possível, pois ela se constrói. Mas ao listar suas experiências, talvez você tenha uma percepção daquelas que tenham ligação e formem um padrão que você se identifique. Por exemplo: se você estagiou na áreas de clínica veterinária e/ou cirurgia de pequenos animais, sua aptidão talvez possa ser cuidar de pequenos animais. Mas se você estagiou nas áreas de produção animal ou agronegócio, talvez sua carreira possa se desenvolver cuidando de animais de grande porte. A listagem dessas experiências, inclusive, pode ser um norte para escolher os cursos que vão complementar a sua graduação, e que são essenciais para obter um currículo diferenciado.

Candidaturas

Hoje podemos dizer que a Internet é o local onde as empresas estão buscando candidatos na hora de contratar. Não deixe de colocar seu currículo nos principais sites de emprego. No Brasil os sites mais populares são:

Candidate-se às vagas que melhor se encaixam no seu perfil e nos seus objetivos, de acordo com a listagem de experiência que falamos anteriormente. Para saber qual o perfil para um profissional de Medicina Veterinária, aqui no blog temos um ótimo post falando sobre isso.

Retorne aos sites em que cadastrou seu currículo de vez em quando e acompanhe as vagas e as oportunidades. Isso vai ajudar você a se manter informado e atualizado sobre os movimentos do mercado de trabalho.

Além disso, muitas empresas de seu interesse podem oferecer cadastro de currículos via web. Estas oferecem um espaço comumente chamado “Trabalhe Conosco”, onde você poderá enviar seu currículo eletronicamente.

Entrevistas

Na entrevista você será confrontado com as informações disponibilizadas e sobre as suas realizações profissionais. Por isso, é ideal fazer uma simulação prévia, listando suas experiências, itens positivos e negativos delas, valores que se identificou mais e menos, e características suas que tenham aflorado numa ou outra atividade.

É bom que esteja preparado para perguntas difíceis como: “Quais são os seus pontos fracos?”, “Por que acredita ser o melhor candidato?” e “Qual a sua pretensão salarial?”. Para ser mais assertivo na busca das áreas e empresas da Medicina Veterinária, você também pode conferir o salário médio de cada uma em nosso post sobre o assunto.

Networking

O networking é um dos principais fatores para a recolocação de um profissional. É muito importante que você procure ter um bom relacionamento pelas oportunidades que passar, buscando contato com profissionais que sejam referência na sua área de atuação, assim como tentar se inserir em grupos e eventos sociais relacionados com o cargo pretendido. E não se esqueça de providenciar cartões de visita ou de compartilhar seu perfil no LinkedIn sempre que surgir uma chance, como por exemplo, em feiras, congressos ou até mesmo visitas em empresas.

Atualização

Ler os livros mais recentes sobre sua área, revistas, periódicos, assim como blogs e portais referências da Internet, vão ajudar você a se manter-se atualizado sobre o mercado de trabalho na  Medicina Veterinária. Aqui no blog temos um excelente artigo com dicas de 7 livros essenciais para profissionais da medicina veterinária. Outra opção é participar de fóruns de debate e palestras, e tentar inteirar-se sempre de eventos como congressos e feiras da área.

Todo conhecimento adicional e experiência prática na sua área de atuação serão valiosos para se tornar um profissional de destaque no mercado. Agarre todas as chances que puder e boa sorte!

Agora que você já tem ótimas dicas para encontrar o emprego dos sonhos na área da Medicina Veterinária, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...