guia-do-veterinario-logo
Como encontrar vagas de emprego para veterinários?
Autor: Vinicius Molter

Como encontrar vagas de emprego para veterinários?

Como já vimos aqui no Blog, a Medicina Veterinária apresenta um vasto campo de áreas de atuação. O setor de agronegócio, por exemplo, apresenta um elevado índice de empregabilidade, principalmente na Região Sul do país. No entanto, conquistar uma vaga na Medicina Veterinária exige dedicação e qualificação. Desta forma, alguns passos devem ser seguidos para você alcançar o tão sonhado emprego. Se você está neste momento da carreira, então este post é para você.

Boa leitura!

Qualificação

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego na Medicina Veterinária é preciso checar se possui todas as qualificações necessárias para o cargo pretendido. Faça uma pesquisa sobre o dia a dia de trabalho na sua área de atuação e analise quais conhecimentos, habilidades e competências você precisa desenvolver para desempenhar as funções. Se necessário faça um curso de especialização ou atualização para estar mais preparado e adquirir a experiência prática exigida pela posição.

Currículo

Elaborar um currículo é um processo complexo e pode render algumas dores de cabeça. Através de uma rápida pesquisa na internet você vai encontrar milhares de modelos prontos e vários artigos com dicas para elaboração do seu currículo. No entanto, a dica mais importante para elaborar um currículo é customizá-lo de acordo com a vaga pretendida. Acrescente todas as informações que possam agregar valor ao seu histórico acadêmico e/ou profissional.  

Objetivos

Outra etapa importante na procura de emprego é definir os seus objetivos. Faça um planejamento de carreira, estipulando metas , prazos e os meios necessários para você atingir os seus objetivos. Outro ponto importante é que você partilhe os seus objetivos com colegas de profissão. Eles podem ajudar indicando vagas para você ou até mesmo te indicando no local onde eles trabalham.

Prática

A capacidade de se comunicar, apresentar argumentos e expressar ideias é um dos principais requisitos para uma carreira de sucesso. As empresas querem candidatos que sabem se comunicar e expressar as suas ideias de forma clara e objetiva. Antes de qualquer entrevista de emprego, pense nas perguntas que poderão ser feitas e elabore as respostas de forma articulada. Se achar necessário, peça ajuda a alguém e pratique as respostas, dessa forma estará mais seguro na hora da entrevista. Demonstrar confiança e uma boa comunicação pode fazer a diferença entre conseguir uma vaga ou não.

Ferramentas

A tecnologia atual permite publicar o seu currículo em diversas plataformas, redes sociais e sites de emprego. Preencha todos os dados com cuidado e coloque todas as informações pertinentes ao emprego que pretende se candidatar. No Brasil, os sites de busca de emprego para veterinários mais acessados são: LinkedIn, Infojobs, Empregos.com.br, SINE, Vagas.com.br, Trovit Brasil e CIEE. Não esqueça de colocar os seus contatos e verifique constantemente as respostas e as novas vagas anunciadas.

Cursos de Atualização

Profissionais qualificados conseguem as melhores oportunidades de trabalho e na Medicina Veterinária não é diferente. Aqui vale a velha máxima de “quanto mais capacitado, melhor”. Neste contexto, cursos de atualização são vistos como diferenciais no currículo. Eles formam especialistas em suas áreas de atuação e garantem alto índice de empregabilidade. Mas não pense que somente profissionais formados podem fazer cursos de atualização. Ainda na faculdade, o estudante pode especializar-se em uma área específica. Vale ressaltar que, de acordo com o MEC, os estágios são obrigatórios para graduação de veterinários. No geral, as universidades oferecem estrutura própria para formação prática dos alunos, que são utilizadas como horas de estágio. Mas, se você pretende ter uma experiência mais aprofundada e aumentar suas chances de emprego, considere fazer cursos de atualização. Além disso, eles oferecem aos alunos que se destacam a oportunidade de estágio durante a realização das aulas.

Networking

Por outras palavras, o networking quer dizer construir relações que possam ser benéficas para a sua carreira. É importante conhecer profissionais influentes ou que sejam referência na sua área de atuação, deste modo você ficará por dentro das novidades do mercado e o seu nome pode ser lembrado quando houver alguma oportunidade. Outra sugestão é procurar por grupos e eventos sociais relacionados com a profissão pretendida, faça um cartão profissional e carregue alguns exemplares em qualquer evento social.

Considerações adicionais

Seja persistente e não deixe o seu currículo ser esquecido, converse com o responsável pela vaga e saiba aproveitar as oportunidades que forem surgindo.

Por mais que pareça difícil, às vezes até impossível, o importante é não desistir. Invista o seu tempo construindo um currículo que se destaque dos demais, com cursos de especialização, atualização e atividades que apresentem um diferencial em relação aos concorrentes.

Agora que você já sabe como encontrar empregos na área da medicina veterinária, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...