guia-do-veterinario-logo
Conheça as 4 grandes áreas da Medicina Veterinária
Autor: Vinicius Molter

Conheça as 4 grandes áreas da Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária é a ciência médica que tem como objetivo estudar os animais, e além disso, deve prevenir, controlar, erradicar e tratar de doenças, traumatismos ou qualquer outro problema de saúde animal ou pública. O profissional da área de Medicina Veterinária também presta assistência clínica e cirúrgica aos animais e cuida, também, da alimentação e reprodução dos mesmos.

Com o passar do tempo a Medicina Veterinária vem evoluindo e apresenta uma expansão constante. Por esse motivo, é essencial que os profissionais da área estejam atualizados e preparados para os desafios que a profissão proporciona.

A Medicina Veterinária abrange muito mais que apenas a parte clínica. O profissional pode se aperfeiçoar em outras áreas, como Ambiental, Controle de Pesquisas, Indústria para produtos, e muito mais.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te apresentar  4 grandes áreas da Medicina Veterinária.

Boa leitura!

O mercado de trabalho

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil é o segundo maior consumidor quando o assunto é o mercado pet. Isso mostra que a cada vez mais o número de animais vem crescendo, e o investimento em seu bem-estar e saúde também.

No entanto, o Agronegócio é o setor que mais gera vagas de emprego no Brasil e de acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento ele é responsável pela criação de 37% de todas as vagas de emprego no Brasil. Se estiver interessado em saber mais sobre o Agronegócio, aqui no blog temos um ótimo artigo falando do setor da Medicina Veterinária que mais cresce no Brasil.

Como podemos ver, a Medicina Veterinária é um mercado extremamente concorrido no entanto em pleno crescimento. Se você quer construir uma carreira de sucesso é importante que escolha uma área de atuação e se dedique a ela, investindo na sua educação constantemente, conquistando um currículo diferenciado e de destaque no mercado. Aliás, aqui no blog, temos um excelente artigo sobre a importância da educação continuada.

As 4 grandes áreas da Medicina Veterinária que separamos para vocês foram:

1. Clínica e Cirurgia

Os profissionais desta área, prestam serviços de consultas ou cirurgias aos animais domésticos. Apesar de parecer um campo um pouco difícil, é a área mais concorrida. Quanto maior for o seu conhecimento, melhor será o tratamento aplicado, gerando também uma maior confiança nos donos dos animais. Por esse motivo, invista em cursos de atualização para estar sempre atualizado e preparado para qualquer desafio.

2. Produção Animal e Agronegócio

Esta é a área mais vasta dentro do Medicina Veterinária e engloba a produção de alimentos de origem animal. Por ser uma área que sempre está em movimento, ela gera uma boa renda e grandes oportunidades. O médico veterinário que opte por atuar nesta área, tem a função de garantir que o alimento seja produzido com eficiência e que chegue na casa do consumidor em condições de consumo. Além disso, ele pode atuar desde a criação dos animais até o manejo e a venda dos produtos.

3. Saúde Pública, Vigilância e Inspeção

Ao optar por trabalhar com saúde pública, você será responsável por toda a parte da fiscalização em qualquer indústria que produza, utilize ou processe alimentos com origem animal, como por exemplo frigoríficos e supermercados. O profissional vai até o local, realiza a vistoria e verifica se o local e instalações seguem de maneira correta para continuar a produção.

4. Ensino

O profissional de Medicina Veterinária também pode atuar no ensino como professor universitário, ministrando cursos ou palestras. No entanto, para isso é necessário investir num curso de especialização. Ótimas vagas de concursos são abertas para ingressar em excelentes faculdades, assim como existem excelentes opções de pós-graduações.

Agora que você já conhece as principais opções de carreira da medicina veterinária clique aqui, conheça os cursos livres e de atualização do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...