guia-do-veterinario-logo
Curso de técnicas cirúrgicas em Animais de pequeno porte
Autor: Vinicius Molter

Curso de técnicas cirúrgicas em Animais de pequeno porte

É sabido que o Brasil ocupa o 4o lugar no ranking mundial da população de animais domésticos. Nesse sentido, podemos concluir que a área clínica médica de pequenos animais é uma das áreas com mais procura na Medicina Veterinária e a concorrência para arrumar um emprego é bastante grande.

Então, se você pretende trabalhar com pequenos animais, saiba que buscar uma especialização é muito importante e a área de CIRURGIA pode ser uma ótima oportunidade. Preparamos este post especialmente para quem quer conhecer mais sobre esse curso de atualização do CDMV.

Boa leitura!

O mercado de trabalho

Como já falamos aqui, a Medicina Veterinária possui um leque muito grande de áreas de atuação, mas sendo o Brasil o quarto lugar em população total de animais de estimação e a segunda maior população de cães, gatos e aves, a área de cirurgia de animais de companhia tem grande procura por profissionais da área da saúde animal.

De acordo com os dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), existem 124.253 profissionais atuantes no país em 2018. A maior concentração de profissionais se encontra em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que contabilizam mais de 11 mil veterinários.

Se analisarmos os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) veremos também que atualmente existem mais de 340 cursos de Medicina Veterinária licenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e que nos últimos 15 anos o número de alunos aumentou em 207,34%.

No geral, as universidades oferecem estrutura própria para formação teórica dos alunos, mas se você pretende ter uma experiência mais prática e aumentar suas chances de emprego, considere fazer cursos de atualização.

A área de pequenos animais se mostra uma oportunidade com ampla oferta de vagas de trabalho. Dentre as opções de especialização, a cirurgia figura entre uma das mais atrativas. Se você já teve alguma experiência ou tem aptidões para cirurgias, vai ser essencial uma formação prática nessa habilidade requisitada.

Rotina de trabalho

O dia a dia do cirurgião veterinário é bastante dinâmico, os principais procedimentos cirúrgicos são as castrações, cesarianas, retiradas de corpos estranhos do trato gastro intestinal e remoções de tumores, podendo atuar em emergências ou centros especializados.

A importância da prática

O treinamento do médico veterinário é fundamental para a realização de diferentes procedimentos cirúrgicos e é condição importante para o sucesso no mercado de trabalho.

A faculdade vai dotar os alunos de conhecimentos técnicos e teóricos indispensáveis para a prática da profissão. No entanto, existe uma grande defasagem entre o que a faculdade prepara e o que o mercado precisa. Por esse motivo, é muito importante procurar investir em oportunidades que permitam que você aplique de forma prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Os cursos de graduação, devido às suas grades curriculares generalistas e teóricas, não possibilitam uma abordagem com a profundidade necessária sobre temas específicos e relevantes à prática profissional.

Além disso, os avanços tecnológicos, especialmente no setor de cirurgia em pequenos animais reforçam a importância da educação continuada, como já mencionamos aqui no blog.

Por todos esses motivos, se você quer seguir carreira como cirurgião veterinário, é muito importante que você invista em educação continuada para se destacar no mercado de trabalho e possa construir uma carreira sólida e de sucesso.

O curso de Técnicas Cirúrgicas em Pequenos Animais do CDMV é a melhor opção do mercado na atualidade, com o objetivo de ensinar e também aprimorar técnicas cirúrgicas de procedimentos que ocorrem na rotina.

Curso de Técnicas Cirúrgicas em Pequenos Animais

O curso de Técnicas Cirúrgicas em Pequenos Animais do CDMV é de longa duração e possui um conteúdo programático completo para que você aperfeiçoe seus conhecimentos em cada setor da cirurgia, em aulas que proporcionam sólido aprendizado, com a união perfeita entre conteúdo teórico e experiências práticas.

Entre os conteúdos de destaque estão as cirurgias oftalmológicas, cirurgias do aparelho reprodutor, oncológicas, cirurgias do trato urinário e digestório e muito mais.
Agora que você já sabe conhece o curso de Técnicas Cirúrgicas em Pequenos Animais, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...