guia-do-veterinario-logo
Fim da indecisão: como escolher o melhor curso de atualização em medicina veterinária no Brasil
Autor: Vinicius Molter

Fim da indecisão: como escolher o melhor curso de atualização em medicina veterinária no Brasil

Se você é estudante de Medicina Veterinária ou já atua no mercado de trabalho e quer se destacar da concorrência, é muito importante que você apresente competências, experiências e habilidades adicionais. Por este motivo, temos insistido aqui no blog sobre a importância da educação continuada e como fazer um curso de atualização pode agregar valor ao seu serviço.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa escolher o melhor curso de atualização em Medicina Veterinária e investir em desenvolver os conhecimentos técnicos e práticos da sua área de atuação.

Boa leitura!

Defina objetivos

Todo o planejamento começa pela definição de metas e objetivos, então, para planejar a sua carreira, um dos pontos mais importantes é saber onde você quer chegar. As razões para fazer um curso de atualização são diferentes para cada pessoa, por esse motivo é essencial escolher o curso que esteja alinhado ou suas experiências, ou  seus desejos de atuação ainda não alcançados.

Essa definição de objetivos alinhados com sua trajetória facilita a busca por cursos de atualização que vão ser diferenciais em seu currículo.

Área de atuação

Como sabemos, a Medicina Veterinária possui uma variedade enorme de áreas de atuação. Atualmente, de acordo com dados do CFMV, existem mais de 80 áreas possíveis dentro da Medicina Veterinária.

Cada uma dessas áreas exige que o profissional possua conhecimentos, técnicas e habilidades específicas, para encarar os desafios do dia a dia da profissão. Deste modo, conhecer a rotina da profissão de cada área, desde clínicas veterinárias à zonas rurais, também é essencial na hora de escolher um curso de atualização. Para saber mais sobre como escolher um curso de especialização, aqui no blog já falamos sobre isso.

Escolha da instituição

Escolher uma instituição de ensino ideal para você exige pesquisa. Atualmente, o mercado disponibiliza várias opções de cursos que variam de instituição para instituição. Por esse motivo, antes de escolher uma instituição de ensino é importante levar em consideração alguns aspectos.

Em primeiro lugar, verifique se a instituição pretendida tem uma boa reputação, bons resultados e docentes capacitados. Além disso, uma boa ideia é analisar o histórico, a infraestrutura e as conquistas da instituição.

Aliás, a infraestrutura é um dos aspectos essenciais para os cursos de atualização na profissão Medicina Veterinária. O curso exige laboratórios equipados com a melhor tecnologia, salas de aulas amplas, biblioteca e materiais de estudos. Verifique com atenção os diferenciais que a instituição pretendida oferece, isso vai fazer toda a diferença durante a frequência e a conclusão do curso. Aqui no blog, temos um artigo muito bom para ajudar você a escolher a melhor instituição de ensino.

Cursos de atualização mais procurados

Anestesiologia em Pequenos Animais

O curso conta com disciplinas teóricas, práticas em cadáveres e imersão prática in vivo, permitindo aos alunos realizar os protocolos de anestesiologia. Aplicar as anestesias de forma correta e com segurança fazem toda a diferença no momento necessário.

Clínica Médica de Pequenos Animais

Geralmente, a grade curricular de cursos de especialização ou atualização para clínicos veterinários, conta com disciplinas indispensáveis tais como: Cardiologia, Endocrinologia, Semiotécnica, Interpretação de exames laboratoriais, Nefrologia, Oftalmologia, Medicina Felina, Geriatria, Oncologia, Gastroenterologia, Doenças Infecciosas, Otologia, Neurologia, Dermatologia, Emergências, entre outros.

Emergência & Urgência em Pequenos Animais

O objetivo desse curso é capacitar o Médico Veterinário a estabilizar cães e gatos em situações de emergência ou urgência e promover o suporte durante a hospitalização, reduzindo assim os índices de morbidade e mortalidade nesses pacientes. Esse é um tipo de atendimento bem comum tendo em vista o elevado número de cães e gatos.

Fisioterapia e Reabilitação Animal

Este curso vai te ajudar a desenvolver habilidades no diagnóstico para identificar a etiologia e aplicar corretamente a modalidade terapêutica fisioterápica e suas combinações em pequenos animais.

Medicina Felina

São aulas objetivas para o tratamento de felinos. As disciplinas são voltadas para as peculiaridades da espécie, desde a parte comportamental até a parte patológica, abordando diversos temas vistos dentro da clínica.

Clínica Médica de Grandes Animais

Quem mora em centro urbanos nem sempre tem a chance de lidar com grandes animais. Este curso tem como principal objetivo o aperfeiçoamento prático das principais técnicas de diagnóstico e tratamento das enfermidades que acometem comumente os ruminantes, através de visitas técnicas em propriedades de produção.

Cirurgia de Grande Animais

Como já vimos, o veterinário cirurgião é um profissional muito requisitado e o escopo do seu trabalho é bem abrangente, deste modo é preciso que o cirurgião esteja sempre atualizado e preparado para realizar qualquer tipo de cirurgia. Tem como objetivo capacitar os alunos nas técnicas cirúrgicas mais usadas na rotina cirúrgica de diferentes animais de produção.

Auxiliar em Radiologia

Este curso pode habilitá-lo para auxiliar no posicionamento dos pacientes (cães, gatos e/ou animais silvestres) submetidos à exames radiográficos, bem como na correta aplicação das normas de proteção radiológica e biossegurança, capacitando-o na inserção do mercado de trabalho.

Técnicas Cirúrgicas

Algumas cirurgias podem ser bem complexas e nem sempre a faculdade ou o estágio oferecem a oportunidade para aprender determinadas técnicas. Além disso, as mudanças na medicina veterinária são constantes. Por isso, o profissional da área deve estar sempre informado e atualizado sobre as técnicas e teorias mais modernas na preservação da saúde animal. Assim, podemos dizer que o curso tem como principal intuito aperfeiçoar conhecimentos em cada setor e etapa da cirurgia.

Agora que você já sabe como escolher o melhor curso de atualização na área da medicina veterinária, clique aqui e conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...