guia-do-veterinario-logo
Medicina Veterinária: a importância da reciclagem profissional
Autor: Vinicius Molter

Medicina Veterinária: a importância da reciclagem profissional

Atualmente é essencial para todo profissional que deseja impulsionar a sua carreira. Está cada vez mais evidente que, nos dias de hoje, apenas um curso de graduação não basta para conseguir crescer em uma profissão e muito menos para manter a empregabilidade.

Um bom profissional vai muito além disso. É necessário acompanhar as mudanças e tendências do mercado, as inovações de atuação e atender a demanda de renovação contínua dos conhecimentos. Não seria diferente para os profissionais de Medicina Veterinária.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância da reciclagem profissional.

Boa leitura!

A importância da reciclagem profissional

A reciclagem profissional é baseada na noção de formação continuada e serve para garantir uma constante atualização e desenvolvimento profissional. Num mercado altamente exigente e competitivo, a formação continuada, torna o profissional mais capacitado e preparado.

Na área da Medicina Veterinária a dinâmica é intensa e as mudanças são constantes. É uma área que se transforma constantemente, as empresas se inovam, a profissão evolui e, por isso, o profissional da área precisa acompanhar toda a progressão.

É através da reciclagem, que o profissional aprende novas vertentes, desenvolve novas habilidades e competências, além de adquirir maior conhecimento na sua área de atuação. Para se destacar no mercado de trabalho, o médico veterinário, precisa obter a qualificação necessária para se manter em evolução contínua, progredindo na aprendizagem profissional e respondendo às necessidades atuais do mercado.

Mesmo a área da Medicina Veterinária tendo um alto índice de empregabilidade, o mercado de trabalho está cada vez mais saturado e a concorrência por uma vaga pode ser dura. Nesse sentido, para conseguir ou manter um emprego, o profissional precisa atender às competências exigidas pelo mercado.

De acordo com o CFMV o profissional da área de medicina veterinária pode optar por cerca de 80 alternativas, a lista completa da áreas de atuação pode ser consultada no site do CFMV.  As áreas de atuação mais procuradas por médicos veterinários são: clínicas particulares, saúde pública, cirurgia geral, produção animal, veterinária esportiva e área acadêmica. Cada uma delas exige conhecimentos e competências distintas, que já mencionamos aqui no blog. Em relação à empregabilidade, as áreas de atuação da medicina veterinária que mais criam vagas de emprego são o Agronegócio, por ser um dos setores da economia que mais cresce, e a área Clínica, tendo em vista que o Brasil tem a segunda maior população de gatos e cães do mundo.

Assim, independentemente da sua situação profissional, é através da reciclagem que você se mantém a par de todas as novidades dessas e outras áreas de atuação, obtendo diferenciais competitivos para se destacar dos demais concorrentes e estando preparado para novos desafios.

Como fazer uma reciclagem profissional?

Para escolher a forma mais adequada de fazer uma reciclagem no seu momento atual, é necessário ter em mente o seu perfil e o seu objetivo profissional, aliás já escrevemos um post com dicas para ajudar você a escolher um curso de atualização. Existem várias formas para fazer uma reciclagem profissional, há cursos, treinamentos, palestras, entre outros.

Treinamentos

Atualmente, as empresas dão muito valor para as habilidades pessoais e interpessoais. Assim, realizar treinamentos que desenvolvam competências na área da comunicação e relacionamento, podem representar um grande diferencial no currículo de seus colaboradores. Além disso, você como colaborador pode adquirir novas competências comportamentais e de inteligência emocional que vão impulsionar a sua carreira nesta e em outras empresas que venha a trabalhar.

Especializações

Ao final da graduação e algum tempo atuando no mercado, uma opção é fazer uma especialização para seguir rumos mais específicos em sua atuação. É um tipo de formação teórica, muito conhecida como pós-graduação, que permite uma melhor qualificação profissional, sem perder o foco nas necessidades do mercado.

A especialização é uma importante forma de reciclagem, pois garante um ensino consistente e aplicável no dia a dia do profissional. Através dela, o profissional adquire um conhecimento mais aprofundado, que engloba a parte técnica e outras competências fundamentais para a área de atuação que queira seguir.

Cursos de atualização

Os cursos de atualização são práticos e mais voltados para aqueles que querem aperfeiçoar a sua atividade profissional através da atualização ou reciclagem dos conhecimentos independentes. Normalmente são cursos de curta ou média duração e os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados rapidamente na sua rotina de trabalho. Além disso, durante o curso você vai interagir com outros profissionais da área, o que contribui bastante para o seu networking.

Os cursos de atualização da Medicina veterinária estão disponíveis em diversas áreas como: saúde pública, clínica médica, patologia animal, cirurgia de pequenos e grandes animais, dermatologia, oftalmologia, cardiologia, entre outros.

Portanto, está mais do que comprovado que estudar para se atualizar é essencial para construir uma carreira de sucesso na Medicina Veterinária.

Agora que você já sabe da importância da reciclagem profissional, clique aqui, conheça os cursos livres e de atualização do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...