guia-do-veterinario-logo
Para não engolir sapos: 5 dicas para você escolher o melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil
Autor: Vinicius Molter

Para não engolir sapos: 5 dicas para você escolher o melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil

O curso de Medicina Veterinária é uma graduação com muitos desafios que engloba a área da saúde e aborda diversos assuntos importantes relacionados à ética e respeito à vida.

Além de muito conhecimento teórico-prático, o curso também exige uma certa habilidade física para realizar os procedimentos necessários e exige todo o seu potencial.

Pensando nisso, escrevi este post com 5 dicas para você escolher o melhor curso de Medicina Veterinária no Brasil.

Boa leitura!

Trabalhando com Medicina Veterinária

O profissional que escolhe seguir carreira em Medicina Veterinária será o responsável pelos cuidados clínicos e cirúrgicos de animais domésticos e silvestres, atuando também no tratamento e prevenção de doenças.

Além disso, o médico veterinário também pode trabalhar em indústrias, cuja principal matéria-prima seja de origem animal, o que demanda cuidados com a saúde dos animais e fiscalização de higiene. Se você quer saber mais detalhes sobre  5 possibilidades de atuação como médico veterinário, aqui no blog já publicamos um post sobre o assunto.

O mercado de trabalho do veterinário está concorrido, principalmente por, conta do crescimento de oportunidades no segmento pet, como o surgimento de redes especializadas em animais domésticos, além das clínicas médicas e laboratórios de exames.

Existem também oportunidades no setor do agronegócio. O veterinário do campo cuida dos rebanhos, acompanhando o estado de saúde, da alimentação e da reprodução. Ele ainda pode atuar na indústria de alimentos, gerenciando a produção e atuando na inspeção das normas de higiene. Também existem oportunidades em laboratórios de pesquisa, em centros de zoonose, na indústria de importação de alimentos, nas fazendas, em zoológicos e nas universidades.

O salário do profissional de Medicina Veterinária, é satisfatório e aumenta de acordo com o nível de hierarquia e responsabilidade. Aliás, aqui no blog temos um post desmistificando mitos e verdades sobre a carreira em Medicina Veterinária.

De acordo com uma pesquisa salarial no site Catho, a média salarial nacional dos médicos veterinários é a seguinte:

No setor público, os salários para cargos que exigem a formação em Medicina Veterinária variam bastante em função da atividade exercida e do local de atuação. Como, por exemplo:

O curso de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária é de formação em bacharelado e dura, em média, 5 anos. A graduação prepara profissionais para o mercado de trabalho e tem, além das matérias teóricas, uma grande quantidade de disciplinas práticas em laboratórios, hospitais veterinários e estágio curricular obrigatório.

O médico veterinário é um profissional dedicado a:

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), são mais de 80 áreas de atuação, que podem ser consultadas no próprio site.

5 dicas para escolher o melhor curso de veterinária no Brasil

Como podemos ver, o mercado de trabalho na área da Medicina Veterinária é bastante concorrido. Por esse motivo, se você quer se destacar no mercado, é necessário possuir diferenciais que agreguem valor ao seu currículo e proporcionem mais oportunidades.

Desta forma, antes de você escolher o curso de Medicina Veterinária, é preciso levar em consideração alguns fatores para que você faça a escolha mais assertiva e estando alinhada com os seus objetivos.

1. Avaliação da faculdade

O primeiro dos fatores é a avaliação do curso feita pelo MEC. Coordenado pelo ministério, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é responsável pela pesquisa de qualidade dos cursos, atribui 3 tipos de notas para as universidades:

Além das avaliações do MEC, você também pode pedir orientação aos alunos que cursam a faculdade que pretende se candidatar e perguntar o que eles acham da faculdade, da coordenação do curso, dos professores, da estrutura e tudo mais.

2. Títulos universitários

Não basta pensar em como escolher uma faculdade, é preciso pensar também em como você planeja construir a sua carreira. Existem vários graus acadêmicos, portanto, você precisa escolher aquele que mais se encaixa com os seus planos.

Ao nível da graduação, você poderá obter os títulos de: tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.

Já no nível de pós-graduação você poderá obter os títulos de: especialização, mestrado e doutorado.

3. Infraestrutura

A infraestrutura para os cursos na área de medicina veterinária necessitam de uma análise cuidadosa, pois este tipo de atividade exige laboratórios seguros, completos e de excelência. Salas de aula amplas e com bons recursos tecnológicos, além de uma biblioteca que tenha uma acervo grande de materiais de estudo, são fatores essenciais a considerar na hora de escolher a instituição de ensino ideal.

4. Formas de pagamento

A forma de pagamento é relevante para planejar os seus estudos caso opte por estudar em uma universidade particular. Existem alguns programas de financiamento estudantil, se preferir esta modalidade. E são eles:

Bolsas de estudo: A bolsa de estudo é uma forma de desconto oferecido pelas universidades para os alunos que não podem pagar pelo preço total. Normalmente, são poucas vagas, então se você está pensando em tentar uma bolsa de estudos, o ideal é que você se informe o quanto antes sobre quantas vagas a universidade oferece e se você se enquadra nos pré requisitos para obter a bolsa. Vale lembrar que a nota do ENEM também é aceita pelas universidades que oferecem bolsas, de acordo com a nota obtida pelo ingressante.

Prouni e FIES: Se você se encaixa nos requisitos do Prouni ou FIES, você pode tentar a liberação de algum desses benefícios. As vagas são limitadas e valem no Brasil todo, então é fundamental que você se informe e se prepare.

5. Reputação da faculdade no mercado de trabalho

O último passo é saber se a reputação dela é boa no mercado de trabalho. É importante que você saiba se os alunos que se formaram lá conseguem bons empregos e boa colocação no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe como escolher o melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil, clique aqui, conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...