guia-do-veterinario-logo
Um negócio bom pra cachorro: conheça tudo sobre a profissão de adestrador de cães
Autor: Vinicius Molter

Um negócio bom pra cachorro: conheça tudo sobre a profissão de adestrador de cães

O adestramento pode ser utilizado para treinos de obediência básica do animal no convívio doméstico, como também para serviços específicos, como por exemplo, os da polícia, que são treinados para guardar e proteger os seus companheiros e/ou farejar rastros para encontrar evidências de crimes ou pessoas.

Atualmente, milhões de pessoas praticam o adestramento, no entanto é importante que esse tipo de trabalho seja exercido por profissionais habilitados.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você conheça tudo sobre a profissão de adestrador de cães.

Boa leitura!

O que é o adestramento?

A palavra adestramento significa o ato de ensinar e disciplinar com o objetivo principal de ensinar animais através de treinos consistentes.

O adestramento é um processo contínuo sistemático e organizado que permite desenvolver habilidades necessárias para o perfeito entendimento a um comando ou para modificação de determinados comportamentos do animal.

Ele consiste no treino e na aprendizagem de habilidades baseados na repetição mecânica de uma ação. Por outras palavras, o treino é uma maneira de reforçar os ensinamentos do adestramento.

As técnicas de adestramento mais utilizadas atualmente são aquelas baseadas no reforço positivo. Isto é, o animal é recompensado com algo valioso para ele ao adotar os comportamentos desejados pelo treinador. As técnicas de adestramento baseadas em reforço positivo são divertidas para o cão e comprovadamente mais eficazes no que diz respeito aos resultados obtidos.

A profissão de Adestrador de Cães

O Brasil abriga a segunda maior população de cães e gatos, de acordo com a Abinpet perdendo somente para os Estados Unidos e o mercado continua crescendo. Sendo assim, o mercado precisará cada vez mais de profissionais habilitados, sejam veterinários, adestradores de cães e afins.

Para se tornar um adestrador de cães, você precisa se preparar por meio de cursos e pesquisar por instituições de referência capazes de contribuir para o seu aprendizado do profissional. Aqui no blog temos um post para ajudar você a escolher a melhor instituição de ensino.

O perfil de um adestrador de cães precisa, antes de qualquer coisa, gostar de lidar com animais, pois este é o princípio básico para se tornar um excelente profissional. Para ser bem sucedido na profissão de adestrador de cães é necessário ser organizado, destemido e disciplinado.

Geralmente, o adestrador de cães trabalha como autônomo. No entanto, se seguir estudando pode se qualificar poderá atuar prestando consultorias, de forma particular ou não, aliás a educação contínua é uma excelente forma de alavancar a sua carreira, como já referimos aqui no blog.  

O adestrador é o responsável por trabalhar a obediência do animal e o seu sucesso vai depender das técnicas utilizadas, de maneira correta.

No início da carreira, a média salarial do adestrador fica entre 1 e 3 mil reais. No entanto, esse limite depende da qualificação do profissional, bem como a sua forma de trabalho, ou seja, se o profissional quiser alavancar a carreira como adestrador de cães, precisa investir em formação especializada e destacar seu método de trabalho.

Agora que você já conhece a profissão de adestrador de cães, clique aqui conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira como um especialista.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...