guia-do-veterinario-logo
Veterinário plantonista: quais os desafios de um plantonista
Autor: Vinicius Molter

Veterinário plantonista: quais os desafios de um plantonista

Atualmente é comum a presença de médicos veterinários plantonistas nas clínicas e hospitais veterinários. A função é uma excelente alternativa para ganhar dinheiro e experiência. Além disso, o plantão oferece ao profissional a oportunidade de ajudar os animais que precisam de cuidados médicos.


Por outro lado, o plantão médico representa um sacrifício para o profissional.  No caso de trabalhar de sobreaviso, ele precisa abdicar de finais de semana e férias, e estar disposto a sair de onde estiver, a hora em que for necessário, já que a velocidade do atendimento é essencial para salvar vidas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você fique conhecendo um pouco mais sobre essa rotina. Será que é a sua vocação?

Boa leitura!

O dia-a-dia de um veterinário plantonista

Uma certeza ao sair de casa que todos os plantonistas têm é de que nenhum dia é exatamente como o outro. A cada plantão, o veterinário precisa se superar e superar desafios. O atendimento de urgência e emergência exige raciocínio rápido e excelente controle sobre o estresse.


A Medicina Veterinária de emergência exige muito do profissional, que precisa tomar decisões acertadas todo o tempo, já que as vidas dos pacientes dependem delas. O médico veterinário está sempre numa corrida contra o relógio para que possa prestar um atendimento rápido e salvar a vida dos animais em necessidade.


Não há final de semana ou feriado na vida de um plantonista. Suas habilidades podem ser requisitadas a qualquer momento. Para manter a qualidade do serviço prestado pelo profissional, essa jornada de trabalho, em muitos lugares, não deve ultrapassar a carga de 24h para evitar esgotamento físico.

Para estar preparado física e mentalmente para o dia a dia da profissão, é essencial que o veterinário consiga se desligar da clínica e manter os pensamentos voltados para outras atividades ou simplesmente descansar quando terminar o seu plantão.

Vantagens e desvantagens do plantão veterinário

Uma das vantagens de ser um veterinário plantonista, é que os atendimentos sempre são emergenciais e isso requer uma compreensão maior da Medicina Veterinária clínica/cirúrgica, o que torna o trabalho muito mais exigente, contudo mais atraente aos olhos daqueles que gostam de desafios. Outra vantagem é a financeira, visto que a remuneração do médico veterinário é maior fora do horário comercial.

Existem, no entanto, algumas desvantagens em ser médico veterinário plantonista. Uma delas é o cansaço físico provocado pelas longas horas de plantão.

Outra desvantagem é estar em contato direto com problemas agudos e de difícil solução. Isso gera sempre uma grande tensão.

O perfil do plantonista

Ser plantonista requer um estado de espírito singular, é uma vocação e como já dissemos aqui no blog, a Medicina Veterinária vai muito além do amor pelos animais, ou seja, não é qualquer pessoa que está preparada para exercer essa função.

Além do amor pela sua profissão, é preciso disposição física e psicológica para lidar com momentos críticos, onde qualquer erro pode ser fatal. Por isso, é essencial que o médico veterinário esteja sempre preparado e atualizado e que invista constantemente em conhecimento, através de cursos de atualização e reciclagem. Aliás, aqui no blog, temos um excelente artigo para ajudar você a saber o momento ideal para fazer um curso de atualização.

Para resumir, podemos afirmar que, além de toda a bagagem técnico/científico necessária, é preciso algo a mais, que na maioria das vezes é uma fonte extra de amor à profissão. Isso porque acima do salário, do cansaço físico, do desgaste psicológico e emocional deve estar o desejo sincero de salvar vidas e cuidar da saúde dos animais.
Agora que você já conhece os desafios de um veterinário plantonista, clique aqui conheça os cursos do CDMV e alavanque a sua carreira como um especialista.

Inscreva-se na Newsletter do blog Guia do Veterinário e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...